Qual a importância do Recrutamento e Seleção no RH? - Santos & Associados

Qual a importância do Recrutamento e Seleção no RH?

Analista Administrativo
18 de março de 2019
Analista de Frota
7 de abril de 2019

Qual a importância do Recrutamento e Seleção no RH?

Publicado originalmente por Plataforma Kenoby

Os profissionais de RH devem ter em mente que um processo de Recrutamento e Seleção eficiente pode garantir economia de tempo e dinheiro.

Recrutamento e Seleção é a disciplina de Recursos Humanos responsável pela atração dos melhores candidatos para ocuparem as vagas de emprego em uma empresa.

Por meio de testes e entrevistas, o profissional de Recrutamento e Seleção avalia as competências técnicas e comportamentais de um potencial colaborador.

Muitos critérios são levados em consideração no processo de Recrutamento e Seleção. Desde competências técnicas e comportamentais, até a compatibilidade com a cultura organizacional.

Com a transformação do mercado de trabalho pela tecnologia nas últimas décadas, o departamento de Recrutamento e Seleção também precisou se manter atualizado e evoluir com as novas ferramentas e tecnologias disponíveis, para tornar o processo cada vez mais inteligente e estratégico.

Qual a A importância do Recrutamento e Seleção no RH?

O investimento em práticas e iniciativas no departamento de Recrutamento e Seleção é o primeiro passo para que a empresa tenha um diferencial em relação ao mercado.

Para o Recrutamento e Seleção ser de fato um diferencial competitivo, é necessário o engajamento entre todo o departamento de RH.

Recrutar e selecionar colaboradores para a empresa envolve etapas muito complexas e precisam estar alinhadas com a cultura organizacional.

Por isso, o processo de Recrutamento e Seleção deve ser bem planejado e revisto para que esteja de acordo com o contexto e momento vivido pela empresa.

Como a função do gestor de RH é garantir a eficiência do departamento, deve haver bons níveis de trabalho em equipe e cooperação entre os gerentes de linha e o de Recursos Humanos.

Geralmente, nas menores empresas, o Recrutamento e Seleção costuma ser feito por apenas um gerente responsável pelo departamento e pela contratação dos funcionários.

Já nas grandes organizações, vários recrutadores conduzem o processo inicial — como a triagem e as primeiras entrevistas —, e encaminham os melhores candidatos para o gerente, que vai tomar as decisões finais.

Depois de recrutados e selecionados, os novos funcionários da empresa devem passar por um processo de adaptação, principalmente para estarem 100% alinhados com a cultura organizacional.

Deixe a Santos & Associados fazer esse trabalho por você!

Com uma expertise de 25 anos de atuação, a SANTOS & ASSOCIADOS desenvolveu várias soluções customizadas para ajudar a sua empresa a consolidar os RESULTADOS planejados.

Atuamos nos seguimentos de: Recursos Humanos, Consultoria de Gestão, Pesquisa, Marketing, Comunicação e Contact Center.

Conheça o nosso Portfólio de Soluções ou entre em contato diretamente conosco:

NOSSOS TELEFONES:
(32) 3215-9143
(32) 3512-0400

NOSSO ENDEREÇO:
Rua Viscondessa de Cavalcante, 75, Poço Rico, Juiz de Fora, MG, CEP 36020-070 (Próximo ao Cemitério Municipal)

ATENDIMENTO AO CLIENTE:
Geiza Dias
geiza.dias@atendeccenter.com.br
(32) 3512-0443


Fonte: Recrutamento e Seleção: saiba o que é, o conceito e as técnicas


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *