O que é cultura organizacional e qual a sua importância nas empresas?
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10 de maio de 2019A comunicação empresarial é todo o processo de diálogo da empresa, quer seja com o público externo (clientes, fornecedores e sociedade) ou público interno (funcionários, líderes e investidores). Não consiste apenas em transmitir informações, mas também criar canais para dar voz ao público.
A correta comunicação de uma empresa com seu público externo tem uma série de benefícios, como a atração e fidelização de clientes, construção de uma marca atraente e diferenciação da concorrência. Todos esses, claro, são cruciais ao sucesso.
Um estudo da Willis Towers Watson comprovou que empresas que apresentam uma comunicação eficaz tiveram retorno médio 47% superior para seus acionistas, se comparado àquelas com comunicação menos eficaz. Ou seja, dialogo é resultado.
Nos dias que correm, no entanto, as empresas estão mais interessadas nos resultados da comunicação com o público interno, geralmente chamada de comunicação interna (CI) ou endomarketing (uma espécie de marketing voltado ao público interno).
Há uma série de benefícios na CI, por exemplo:
- o melhor direcionamento de todos que fazem parte do negócio;
- a redução de erros operacionais;
- a criação de um clima de transparência;
- o melhor relacionamento e o aumento da produtividade no trabalho.
Uma pesquisa realizada pela Microsoft com 38 mil profissionais mostrou o impacto da CI. O estudo descobriu que 17 horas semanais no trabalho são improdutivas. Entre os motivos, apontado por 32% dos profissionais, está a falta de comunicação da equipe.
Há muitos motivos para investir na comunicação empresarial. Quando praticada com eficiência, pode tornar a empresa mais eficiente, atraente e rentável. No entanto, sua ausência pode colocar o negócio no caminho do insucesso e, muitas vezes, sem volta.
Como impulsionar os resultados da comunicação empresarial?
Muitas medidas podem ser tomadas para aprimorar a comunicação da empresa com seu público de interesse. Investir em uma boa política de transparência é a primeira opção. Para tanto, estabeleça valores que devem ser compartilhados por todos, do topo à base da pirâmide organizacional, e emita relatórios regulares de transparência.
Também é vital que os líderes estejam comprometidos. A boa comunicação deve começar no topo da empresa, com o CEO, e ser cascateada até os funcionários que estão na base do negócio. O movimento inverso, da base para o topo, é muito mais difícil. Lembre-se que os funcionários, muitas vezes, agem pelo exemplo.
É preciso implementar canais, internos ou externos, que facilitem a conexão entre emissor e receptor da mensagem. Entre os principais canais, é possível destacar:
- painéis de gestão à vista;
- aplicativos mobile;
- e-mail ou chat instantâneo;
- telefone celular;
- softwares especializados.
A definição do melhor canal vai depender de alguns fatores, como o público que deseja atingir, a mensagem de deseja transmitir (motivacional, informativa, educativa etc.) e o orçamento que tem disponível para iniciar o investimento.
Como pode ver, a comunicação empresarial é de suma importância para o sucesso da empresa. Ela garante alinhamento, performance, transparência e motivação no trabalho. Por essa razão, é preciso mensurar a qualidade da comunicação e encontrar formas de impulsioná-la, objetivando a melhor relação com o público interno e externo.
Fonte: Kenoby – Comunicação empresarial: entenda o que é e como impulsionar seus resultados