6 dicas para criar a cultura organizacional do seu negócio - Santos & Associados

6 dicas para criar a cultura organizacional do seu negócio

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6 dicas para criar a cultura organizacional do seu negócio

Será que se você perguntasse a um dos seus colaboradores o que sua empresa faz ele conseguiria responder de bate pronto ou ficaria aquele silêncio constrangedor? No mundo ideal, não são só os empreendedores que dever ter clara consciência da razão de ser do negócio, mas sim todo o seu time.

Quando se tem apenas quatro ou cinco funcionários, a cultura da empresa está tão presente no dia a dia que a equipe consegue recitar os valores e missão do negócio de trás para frente.

Mas, à medida que empresa vai crescendo, essas certezas vão se diluindo entre os novos colaboradores e perdendo a força que tinham antes.

Isso acontece, em grande parte, porque os empreendedores viram seu negócio como uma receita de bolo: em vez de focar primeiro nos ingredientes básicos, foram logo adicionando fermento para ver o bolo crescer mais rápido. O resultado é uma massa disforme e sem liga. Mas, calma, nem tudo está perdido.

Um dos ingredientes mais importantes para ter uma empresa forte é a cultura organizacional do negócio, ela é como a farinha que dá liga a todos os outros ingredientes.

Você pode até argumentar que criar e manter uma cultura assim custa caro para uma empresa pequena, mas as ferramentas que selecionamos nesta lista são a prova de que é possível cuidar da sua cultura desde o começo, sem mexer no orçamento. Vamos lá?

1. Missão, visão e valores
Esse é o ponto de partida para você planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. Mas não se engane: essas declarações não são feitas apenas para preencher o site institucional da organização. É preciso construir em conjunto com todo o time para que todos remem na mesma direção.

Indicada para organizações de todos os portes, em especial as que estão nascendo ou as pequenas; e

É útil porque define a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe.

2. Livro de Cultura para Pequenos Negócios
O que aconteceria se todos os seus colaboradores escrevessem um livro contando a verdade sobre o ambiente da sua empresa? Foi com essa provocação que Tony Hsieh, fundador da Zappos, criou o Livro de Cultura, escrito por quem mais entende sobre o jeito de trabalhar da Zappos: seus próprios funcionários.

Indicada para empreendedores que querem criar um ambiente organizacional que retém talentos e motiva cada um a dar o seu melhor; e

É útil porque te ajuda a identificar como os colaboradores percebem o negócio, além daquilo que pode ser feito para criar uma cultura inspiradora, capaz de engajar o time.

3. Ferramenta de formação de equipes empreendedoras
Jack Welch, famoso por liderar a GE por 20 anos, desenvolveu uma ferramenta que categoriza seus funcionários em 4 tipos. Com essa análise rápida, você pode definir como se relacionar e desenvolver cada um do seu time, de acordo com seus resultados, necessidades e motivações.

Indicada para empreendedores e executivos de empresas de qualquer porte, o foco está na experiência de Jack Welch com gestão de pessoas; e

É útil porque permite uma avaliação periódica e o alinhamento do colaborador com os valores da empresa. Além disso, os critérios de divisão asseguram uma tomada de decisão mais assertiva quanto ao destino de cada membro.

4. 70-20-10 para Pequenas e Médias Empresas
Mesmo que os seus colaboradores tenham a vontade de inovar e se capacitar para executar melhor o próprio trabalho, a falta de tempo e o excesso de tarefas operacionais deixa essas ideias sempre para depois. Com essa ferramenta, você inclui na agenda de cada um, um tempo para refletir sobre o próprio trabalho e sobre os rumos da empresa.

Indicada para empreendimento de pequeno e médio portes em busca de melhor desempenho; e

É útil porque sugere que o tempo de trabalho seja distribuído em proporções e incentiva o time a pensar em otimizações de processos continuamente.

5. Método da Cumbuca
Você quer investir no treinamento do seu time, mas não tem grana para isso? Você pode usar a inteligência coletiva para fazer disso parte da rotina da sua empresa. Desenvolvida por Vicente Falconi, a ferramenta incentiva o estudo em grupos pequenos em encontros rápidos e obriga que todos estejam preparados para liderar a sessão.

Indicada para empresas de todos os portes, em especial as menores e aquelas com poucos recursos para investir em treinamento e desenvolvimento de equipes; e

É útil porque conta com uma técnica simples de aprendizagem organizacional que pode trazer resultados concretos com baixos investimentos. Além disso, incentiva o autodesenvolvimento dos colaboradores.

6. Mini Curso de Gestão de Pessoas
Nesse passo a passo de seis e-mails, você vai encontrar caminhos para solucionar os seis maiores desafios de um líder. Da seleção e retenção de funcionários até o desenvolvimento pessoal como líder, os conteúdos passam por temas como cultura organizacional, motivação, recompensa e treinamento de equipes.

Indicado para empreendedores com pouco tempo disponível, mas que estão em busca de ferramentas e conteúdos práticos para solucionar seus principais desafios de gestão de pessoas; e

É útil porque oferece os melhores conteúdos do Portal da Endeavor em uma sequência lógica, para ser estudado semanalmente, e com a possibilidade de ser aplicado imediatamente na sua empresa.

Com essas ferramentas em mãos é hora de revolucionar a cultura do seu negócio!

Por Endeavor Brasil.