Liderança: você é um Líder inspirador? - Santos & Associados

Liderança: você é um Líder inspirador?

Você é um Líder ou um Chefe?
16 de agosto de 2019
A importância do Marketing Pessoal
20 de setembro de 2019

Liderança: você é um Líder inspirador?

Por José Roberto Marques

Algumas pessoas, desde pequenas, nos chamam atenção por determinadas características consideradas natas. Como exemplo, posso citar aquelas que sempre tomam a frente das brincadeiras, fazendo com que as outras crianças queiram estar por perto, sendo seus comportamentos admirados por quem está ao redor.

Na adolescência e juventude não é diferente: há sempre aqueles que se destacam. E, quando damos os primeiros passos em nossas carreiras e nos tornamos adultos, somos impelidos a nos tornarmos referência naquilo que fazemos.

A capacidade de motivar, inspirar e influenciar pessoas é o segredo dos grandes líderes e gestores. Porém, nem todo mundo possui essas habilidades natas e é preciso desenvolvê-las para que se tenha sucesso profissional, mesmo que um cargo de liderança não esteja dentro dos planos.

Se você se encaixa no perfil de pessoas que deseja aprimorar a sua motivar, inspirar e influenciar pessoas, independentemente do cargo que você ocupe dentro da empresa, aqui vão dicas verdadeiramente poderosas, que você pode colocar em prática a partir de já.

Motivando, inspirando e influenciando pessoas

Hoje, habilidades comportamentais como as citadas são bem vistas pela organização. Por isso, separei dicas para que você possa motivar, inspirar e influenciar pessoas com maestria. Continue a leitura e confira:

Liderança é Autoconhecimento

Como costumo dizer, tudo começa pelo autoconhecimento. Assim, o primeiro passo que você deve dar, no sentido de motivar, inspirar e influenciar as pessoas ao seu redor é conhecer seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados, seus dons e talentos, habilidades e competências, já que dessa maneira, você se tornará referência de sucesso e liderança para aqueles que estão próximos de você. 

Digo isso, pois ao trabalhar o seu autoconhecimento, você demonstra aos demais que busca e trabalha em prol da sua evolução contínua, algo que fará com que você se torne um exemplo a ser seguido por todos. 

É Flexibilidade

A minha dica aqui é que você respeite opiniões e ideias divergentes das suas, desenvolvendo a habilidade de ouvir na essência o outro e compreendendo o posicionamento do próximo. 

Uma pessoa flexível e que se empenha em ouvir verdadeiramente o que as demais têm a lhe dizer, acaba se tornando alguém sábio, que todos querem manter por perto, para que assim possam absorver toda a sabedoria que ela tem para compartilhar ao seu redor. 

É Controle e inteligência emocional

Saber lidar com as emoções e não deixar que elas atrapalhem seu desempenho profissional e pessoal é fundamental para uma liderança inspiradora. Este é um fator importante, pois quando desenvolvemos a nossa inteligência emocional, passamos a entender melhor os motivos que nos levam a nos sentirmos de determinada forma e não de outra, tendo, assim, a oportunidade de controlar melhor nossas emoções, principalmente aquelas mais prejudiciais, como raiva, ansiedade, tristeza, entre outras, que acabam atrapalhando, inclusive, as relações que desenvolvemos com as pessoas a nossa volta. 

Além disso, a inteligência emocional é uma habilidade tão poderosa, que nos ajuda também a entender melhor as emoções daqueles com quem convivemos, algo que faz com que os respeitemos, inspirando-os, assim, a investir em sua autocompreensão, para que mudanças verdadeiras aconteçam em suas realidades. 

É Boa comunicação

A comunicação é a base das relações humanas. Seja claro e objetivo na sua comunicação, fale bem, e, sobretudo, saiba ouvir. Desenvolver a sua comunicação, investindo até mesmo em cursos e treinamentos voltados para este processo, é uma das maneiras mais eficazes de ter uma liderança efetiva, já que você saberá, com maestria, como se comunicar assertivamente com cada indivíduo com quem você se conecta, seja em sua vida pessoal ou profissional. 

É Bons relacionamentos

Desenvolva a habilidade de trabalhar em equipe e saiba manter relacionamentos saudáveis e construtivos para a sua carreira e de seus colegas de trabalho. Este também é um ponto importante, já que para influenciar, motivar e inspirar pessoas, você precisa, obviamente, se relacionar bem com elas, já que, se viver em conflito com quem está à sua volta, será muito mais difícil alcançar este objetivo, efetivamente e na prática.  

Liderança é, principalmente, Resiliência

A resiliência é uma habilidade que vai te ajudar, não só a lidar com as adversidades, retirando lições positivas delas, como também vai contribuir justamente para que você desenvolva bons relacionamentos com as pessoas. 

Isso acontece, pois um indivíduo resiliente tende a compreender melhor os demais, suas atitudes e comportamentos, o que os motiva, inspira e influencia a se tornarem também pessoas melhores em suas trajetórias de vida. 

Fonte e Matéria completa: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/como-motivar-inspirar-influenciar-pessoas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *